Afinal mascarar os nossos filhos no Carnaval é mesmo opcional?

A problemática do Carnaval.

Chega aquele dia que pode, ou não, ser o dia de Carnaval na Escola dos miúdos. Isto porque como não é bem feriado (para uns sim outros não) e nem todos gostam do Carnaval porque afinal não é uma tradição de Portugal (ou já começa a ser?) a decisão de mascarar fica ao critério dos Pais. Até aqui tudo dentro do normal do que não é regra, mas será que podemos decidir não mascarar os nossos filhos e achar que fica tudo bem?

Aqui é que a coisa se complica.

Depende das escolas e de muitas outras coisas. Alguns professores dizem que sim, outros aceitam ou tanto faz. Umas escolas fazem desfiles, outras não, e ainda outras fazem mas só para quem vier mascarado porque não é tradição, feriado, enfim não é nada ou é. Que complicação.

Mais um ano, e vou levar os miúdos à escola, mascarados porque assim o decidimos. Vêm todos contentes e ansiosos para mostrar aos amigos a moda deste ano. E nós contentes por eles estarem contentes, um clássico. Na entrada da sala está um menino, sozinho, não mascarado. Mas final o que é que ele está ali a fazer sozinho?

Ah, está à espera que os amigos cheguem para ver o que trazem vestido, um por um, recebe, faz uma festa e depois fica cabisbaixo. Parece que adora o carnaval mas não tem mascara. Meio incomodado por pensar que podia ser o meu filho, pergunto à auxiliar da escola de forma aceitável e simpática, porque razão não está mascarado. Respondem, “é opção dos Pais, não gostam do Carnaval”. Espreito para a sala e é o único que não está mascarado, pior cenário possível. Fico desconfortável porque não posso fazer nada e até triste. A decisão de não mascarar é dos Pais e está certo mas estará certo a tristeza do menino consequência da decisão. Afinal os Pais não têm que passar o dia todo na escola no dia de Carnaval, o menino é que tem. Que difícil é educar os nossos filhos.

Será que temos mesmo opção?

Obrigado pela sua preferência e por fazer parte da comunidade @malvakids.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *